ESTÁGIO
E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE
“As identidades resultam do
encontro de trajetórias socialmente condicionadas,
por campos socialmente
estruturados”.
(DUBAR, 1997 p. 77)
A área de Pedagogia tem agregado os
educadores em torno dos desafios da formação docente e da construção da sua
identidade.
No Estágio Supervisionado e de Prática
de Ensino, o Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE) vem
propiciando a troca de experiências e o diálogo pedagógico capaz de realimentar
as propostas de trabalho necessárias, e acompanhar as discussões e inovações
surgidas na educação.
O objetivo deste texto é refletir sobre
a contribuição desses encontros para a produção do conhecimento na área do
Estágio Supervisionado, realizado nos cursos de formação docente.
Assim, pode-se afirmar que os ENDIPES
constituem um verdadeiro espaço de formação contínua para formadores, pelo
exercício de reflexão coletiva que propicia, pelo aprender com o grupo, pela
busca de alternativas pedagógicas e pela discussão das políticas educacionais e
seus determinantes, e dos caminhos da educação.
O ENDIPE tem, portanto, exercido o
importante papel de promover o diálogo, a participação e a troca de
experiências entre docentes e pesquisadores.
ESTÁGIO: DIFERENTES CONCEPÇÕES
De acordo com Pimenta (2004), o estágio
sempre foi identificado como a parte prática dos cursos de formação de
profissionais, em contraposição à teoria.
Eles enfatizam que o exercício de
qualquer profissão é prático, no sentido de que se trata de aprender a fazer
“algo” ou “ação”. A profissão de professor também é prática.
O estágio possibilita uma aproximação
com a realidade escolar.
O estágio é uma ferramenta teórica e prática
transformadora da realidade.
Além disso, o estágio possibilita ainda
ao estagiário o convívio com outros professores, coordenadores e diretores, que
contribuirão para a formação da sua identidade como professor, visto que esta
se dá através da socialização, do convívio e de experiências vivenciadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário