Reflexões do texto


ESTÁGIO E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE



“As identidades resultam do encontro de trajetórias socialmente condicionadas,

por campos socialmente estruturados”.

(DUBAR, 1997 p. 77)



A área de Pedagogia tem agregado os educadores em torno dos desafios da formação docente e da construção da sua identidade.



No Estágio Supervisionado e de Prática de Ensino, o Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE) vem propiciando a troca de experiências e o diálogo pedagógico capaz de realimentar as propostas de trabalho necessárias, e acompanhar as discussões e inovações surgidas na educação.



O objetivo deste texto é refletir sobre a contribuição desses encontros para a produção do conhecimento na área do Estágio Supervisionado, realizado nos cursos de formação docente.



Assim, pode-se afirmar que os ENDIPES constituem um verdadeiro espaço de formação contínua para formadores, pelo exercício de reflexão coletiva que propicia, pelo aprender com o grupo, pela busca de alternativas pedagógicas e pela discussão das políticas educacionais e seus determinantes, e dos caminhos da educação.



O ENDIPE tem, portanto, exercido o importante papel de promover o diálogo, a participação e a troca de experiências entre docentes e pesquisadores.




            ESTÁGIO: DIFERENTES CONCEPÇÕES



De acordo com Pimenta (2004), o estágio sempre foi identificado como a parte prática dos cursos de formação de profissionais, em contraposição à teoria.



Eles enfatizam que o exercício de qualquer profissão é prático, no sentido de que se trata de aprender a fazer “algo” ou “ação”. A profissão de professor também é prática.



O estágio possibilita uma aproximação com a realidade escolar.



O estágio é uma ferramenta teórica e prática transformadora da realidade.



Além disso, o estágio possibilita ainda ao estagiário o convívio com outros professores, coordenadores e diretores, que contribuirão para a formação da sua identidade como professor, visto que esta se dá através da socialização, do convívio e de experiências vivenciadas.

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