7 de mai. de 2012

Projeto Contação de Histórias


ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA MUNICIPAL METODISTA SUZANA WESLEY


PROJETO CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS


2ª SEMANA (23 e 24/04)

Em reunião, ficou decidido que haveria a exibição do filme O Sítio do Pica Pau Amarelo, nos dias 23 e 24/04 (Segunda e Terça-Feira), uma continuação da explanação do livro contado nas aulas anteriores, como havia passado o Dia do Livro Infantil e do escritor Monteiro Lobato (18/04), resolveu-se homenagear os dois. Também fizemos homenagem ao Dia do Índio (19/04), com um trabalho de artes com as turmas.

As turmas do 1º ao 3º ano assistiram ao filme e, no primeiro momento, os alunos foram colocados em círculo e nós começamos a explanar sobre a importância da literatura infantil para as crianças. Falamos um pouco da vida e obra do escritor Monteiro Lobato e, buscando trazer a sua grande obra literária O Sítio do Pica Pau Amarelo para a realidade das crianças, começamos a fazer perguntas, a fim de descobrir se eles acreditavam na história. Fazíamos eles pensarem e, muito espertos, falavam que parecia com a novela: A Emília é a menina da novela!

Nesse primeiro dia, foi muito interessante a participação deles. Já em outros momentos, vimos que não estávamos tendo muitas respostas das outras turmas. Então resolvemos conversar com eles, perguntando como achavam que seria o sítio, ao que nos responderam que só viram na televisão.        A professora chegou, dizendo que já estava na hora, e eles ficaram chateados, querendo ficar mais.

No dia 24/04 resolvemos trazer algumas gravuras que formavam a família do Sítio do Pica Pau Amarelo, havia também a foto de Monteiro Lobato. Nesse dia houve mais envolvimento das turmas. A cada gravura mostrada, trabalhavam-se cores, características e personalidades de cada personagem. Logo depois, era exibido o episódio do filme. Quando terminava, a turma era conduzida pela sua professora para a sala, e lá discutia o que foi assistido.

Relatos de Atuação do Projeto



ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA MUNICIPAL METODISTA SUZANA WESLEY


RELATOS DE ATUAÇÃO NO PROJETO


MOMENTOS e AULAS NO ESTÁGIO - 1ª SEMANA (16 e 17/04)

Estamos na biblioteca, no Projeto Contação de História. A história de hoje é para trabalhar a diversidade; utilizamos a história do livro Nem Todo Mundo Brinca Assim. Esse livro fala de modos diferentes de brincadeira, em lugares e pessoas diferentes; muito atrativo para as crianças pensarem e questionarem as diferenças.

PRIMEIRO PASSO:

Utilizamos uma música instrumental. Como estavam agitados, foi um ótimo recurso para conseguirmos silêncio e atenção.

SEGUNDO PASSO:

A contação da história, momento de silêncio. Nesse momento há o espaço para ouvirmos opiniões, que eles sempre dão. Nas nossas intervenções, aproveitamos para falar sobre cultura, direitos, deveres, consciência e ética.

TERCEIRO PASSO:

Terminando a contação, fizemos trabalhos com artes, sempre lembrando que essa atividade é para os dias da contação. A atividade de artes foi realizada com sucatas e canudos. Como no final da contação falamos sobre as brincadeiras dos índios, resolvemos fazer junto às crianças colares, anéis e pulseiras com os canudos.



Instituição



ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL


INSTITUIÇÃO


A instituição de estágio é da rede pública, e vem atuando a dez anos atendendo a modalidade do Ensino Fundamental I, no período diurno, e jovens e adultos no noturno, através do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta instituição localiza-se no bairro da Boca do Rio, e a sua proposta pedagógica é sócio-interacionista, com abordagem no desenvolvimento humano, através da relação de troca entre a criança e o meio social, interagindo com a sua cultura. O foco principal da instituição são os Projetos, que a gestão escolar, juntamente com o corpo docente, busca desenvolver, contextualizando e valorizando a identidade de seus alunos.

A instituição trabalha com gestão participativa, de forma que o Projeto Pedagógico da escola é analisado coletivamente no início do ano letivo, onde a comunidade escolar apresenta pontos positivos e negativos, que são considerados para implementação das mudanças e garantias de melhor qualidade no trabalho educativo.

O nível de satisfação é discutido sistematicamente, através de reuniões semanais com a equipe pedagógica, e bimestrais com os pais, onde se avalia o desempenho da gestão e as práticas educativas, bem como os resultados de aprendizagem, com o objetivo de estimular a comunidade escolar e criar uma autoavaliação permanente. O corpo docente é orientado a fazer a formação continuada, para desenvolver um trabalho com práticas diferenciadas, evidenciando saldos positivos na aprendizagem dos alunos.

A instituição tem o apoio de algumas parcerias, como a Universidade Federal da Bahia (UFBA), Faculdade de Tecnologia e Faculdade Integrada da Bahia. A comunidade escolar é assistida nos diagnósticos e encaminhamento para os Postos de Saúde.

O Projeto Político Pedagógico é voltado para a formação de cidadãos críticos, ao passo que os conteúdos são trabalhados de forma contextualizada, numa perspectiva de funcionalidade. A cada ano são realizados e escolhidos Projetos Interdisciplinares de forma coletiva, que garantem a construção do conhecimento de forma significativa.

Aulas com PEI


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ESCOLA MUNICIPAL METODISTA SUZANA WESLEY


AULAS COM O PEI


1ª SEMANA - (18, 19 e 20/04)

A primeira etapa do PEI começou hoje. Foram selecionados pelos professores, os alunos com necessidades de participarem do PEI. Em pequenos grupos de 03, 04 ou 05 crianças, as aulas começaram.

PRIMEIRO PASSO:

Apresentar o PEI aos alunos, dizer o que é, tendo uma conversa informal com cada um, a fim de conhecer dados como idade, nome, série, nome da pró, nome de pai e mãe, quando faz aniversário, e também para ganharmos a confiança deles.

SEGUNDO PASSO:

Explicar que não estão ali só para fazer atividades escritas, mas que nesse momento aconteceria um “pré-teste”, onde as crianças leriam sozinhas, ou tentariam, sem interferência.

TERCEIRO PASSO:

Fazer a leitura para as crianças em voz alta e pedir que respondam questão por questão, se conseguirem. São questões de comparação e de classificação, e muitas vezes intervimos mas não dávamos respostas, pois eles têm que achá-las pensando em várias soluções. Esse primeiro dia foi muito gratificante e enriquecedor para nós, vendo e fazendo estratégias diferentes de ensino. Essa estratégia foi utilizada nesses dois dias, com alunos diferentes e com resultados bem diferentes, como falta de atenção e concentração. Outros foram muito bem, só precisando um pouco mais de atenção, mas o resultado vem com o tempo.

No dia 20/04 tivemos o AC, para discutir o que seria feito na próxima semana.