ESTÁGIO
SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL
INSTITUIÇÃO
A instituição de estágio é da rede
pública, e vem atuando a dez anos atendendo a modalidade do Ensino Fundamental
I, no período diurno, e jovens e adultos no noturno, através do Programa de Educação
de Jovens e Adultos (EJA). Esta instituição localiza-se no bairro da Boca do
Rio, e a sua proposta pedagógica é sócio-interacionista, com abordagem no
desenvolvimento humano, através da relação de troca entre a criança e o meio
social, interagindo com a sua cultura. O foco principal da instituição são os
Projetos, que a gestão escolar, juntamente com o corpo docente, busca
desenvolver, contextualizando e valorizando a identidade de seus alunos.
A instituição trabalha com gestão
participativa, de forma que o Projeto Pedagógico da escola é analisado
coletivamente no início do ano letivo, onde a comunidade escolar apresenta
pontos positivos e negativos, que são considerados para implementação das
mudanças e garantias de melhor qualidade no trabalho educativo.
O nível de satisfação é discutido
sistematicamente, através de reuniões semanais com a equipe pedagógica, e
bimestrais com os pais, onde se avalia o desempenho da gestão e as práticas
educativas, bem como os resultados de aprendizagem, com o objetivo de estimular
a comunidade escolar e criar uma autoavaliação permanente. O corpo docente é
orientado a fazer a formação continuada, para desenvolver um trabalho com
práticas diferenciadas, evidenciando saldos positivos na aprendizagem dos
alunos.
A instituição tem o apoio de algumas
parcerias, como a Universidade Federal da Bahia (UFBA), Faculdade de Tecnologia
e Faculdade Integrada da Bahia. A comunidade escolar é assistida nos
diagnósticos e encaminhamento para os Postos de Saúde.
O Projeto Político Pedagógico é voltado para
a formação de cidadãos críticos, ao passo que os conteúdos são trabalhados de
forma contextualizada, numa perspectiva de funcionalidade. A cada ano são
realizados e escolhidos Projetos Interdisciplinares de forma coletiva, que
garantem a construção do conhecimento de forma significativa.
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