ESTÁGIO
SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA
MUNICIPAL METODISTA SUZANA WESLEY
ESTAGIÁRIAS: LUCIANA GARRIDO E JOSENILDA SANTOS
O Estágio Supervisionado visa fortalecer
a relação teórica e prática, baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento
de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos,
quer na vida acadêmica, quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o
Estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração
do aluno com a realidade social, econômica e do trabalho em sua área
profissional.
O Estágio está sendo realizado em dupla,
pelas estagiárias Josenilda Santos e Luciana Garrido, numa instituição da rede
pública de ensino denominada Escola Municipal Suzana Wesley, localizada no
bairro da Boca do Rio, em Salvador, com crianças do Ensino Fundamental I, com
carga horária de 75 (setenta e cinco) horas.
As atividades tiveram início em 10 de
abril e terminarão no dia 07 de maio de 2012, sendo o Estágio estruturado com etapas
de Observação e Atuação nos Projetos existentes na referida instituição.
O Período de Observação - momento de
análise da prática da professora, em relação à sala de aula e atuação dos
projetos - teve a duração de quatro dias (de 10 a 13 de abril). Esse período é
o momento de refletir sobre as práticas existentes no sistema educacional, e
constitui a primeira etapa do Estágio Supervisionado.
No primeiro dia de Observação fomos
recebidas pela vice-diretora, Maria Luciana, que nos informou que iríamos ficar
em uma sala de aula da turma do quarto ano. Chegando lá, a mesma nos apresentou
à professora e à turma. A professora demonstrou não ter gostado muito de nossa
presença, conversou pouco conosco e tivermos que ir até ela para podermos nos
informar sobre a turma. A mesma nos relatou que, aparentemente, não havia
problemas, mas, na realidade, não era nada daquilo que aparentava, pois lá
havia crianças que ainda não liam, outras eram agressivas, e muitas tinham
dificuldades de concentração. Segundo a docente, a turma estava em fase de
adaptação.
Durante a aula, a professora trabalhava
com o rádio, pois era rotina fazer uso do mesmo. A música escolhida era Planeta
Água, de Guilherme Arantes. Ela também utilizou imagens em slides, para
representar a música, e todos, com a letra xerocada nas mãos, acompanhavam
cantando.
Logo depois, alguém veio chamar a turma
para a aula de dança, que acontece uma vez por semana. Ao voltarem da aula, os
alunos abriram o livro e fizeram uma tarefa relacionada ao planeta Terra. O que
notamos, foi que a professora deveria ter explorado mais a letra da música, com
intervenções, para observar se tiveram entendimento da mesma, o que não
ocorreu.
Nos outros dias de Observação, a
diretora nos conduziu a participar de Projetos. O primeiro a ser observado foi
o “Projeto Contação de História”, que acontece na biblioteca com uma
professora, durante dois dias da semana, com a participação de todas as turmas,
em horários diferentes.
Durante os dias observados, não nos
motivou muito, pois a professora ficava sentada falando da história e as
crianças ficavam inquietas. Resolvemos, então, fazer algo manual depois da
contação. Como o tema era diversidade cultural, no qual acabou se falando e
comparando com o modo de vida dos índios, resolvemos fazer artesanato com as
crianças, usando canudos e barbantes para fazer colares, pulseiras e anéis.
Nesse momento, todas as turmas que participavam ficavam extremamente concentradas,
fazendo seus colares. As professoras que chegavam comentavam sobre a disciplina
e atenção das crianças na hora de fazer seus objetos. Tiraram até fotos!
Com isso, descobrimos que não basta
contar histórias, tem que fazer as crianças participarem, de forma que seja
prazeroso para eles e para nós, que estamos contando. Assim aconteceu a nossa
Observação.
A nossa reflexão agora passa pelo
sentido de como gerar um processo de aprendizagem, no qual os conhecimentos
tenham algum significado para os alunos, e que contribua para uma real
compreensão e enfrentamento da realidade.
Acho que falamos bem sobre esse momento o da observação.
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