29 de abr. de 2012

PROJETO P. E. I. (PROGRAMA DE ENRIQUECIMENTO INSTRUMENTAL)

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA MUNICIPAL METODISTA SUZANA WESLEY

PROJETO P. E. I. (PROGRAMA DE ENRIQUECIMENTO INSTRUMENTAL)
ESTAGIÁRIAS:      LUCIANA GARRIDO E JOSENILDA SANTOS


1.      O QUE É?

Reuven Feurstein, PhD, professor de psicologia, presidente do Centro Internacional para a Ampliação do Potencial de Aprendizagem (ICELP), em Jerusalém, Israel, baseou o seu trabalho no campo teórico-conceitual, com a Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (TMCE); e no pedagógico-instrumental com o Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI).

Este Programa é um instrumento psicológico que ajuda a desenvolver os processos de raciocínios básicos e complexos, ajudando na recuperação e refinamento dos níveis de pensamento de indivíduos considerados “normais”, e, também, daqueles que apresentam dificuldades acentuadas de natureza cognitivo-intelectual.


2.      COMO SE APLICA?

O P. E. I. tem como metodologia a Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM), que é a experiência de um mediador humano inserido em um ambiente psicologicamente seguro, confiável, através de um processo de interação com um mediador formal ou informal (pai, professor, tutor, responsável, amigo, etc.).

O Programa funciona de forma dialógica (deve contemplar os três critérios universais – intencionalidade/reciprocidade, significado e transcendência) e processual; promovendo sempre novos desafios, já que os instrumentos do P. E. I. começam com atividades simples e, ao longo do ano, vão crescendo em complexidade e dificuldade.




3.      QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS PARA OS ALUNOS?

Percebemos uma alteração significativa no sentimento de competência, e isto gera um aumento de autoestima. Temos relatos de professores que observaram melhorias quanto à formação de frases, no que se refere ao uso de novos vocabulários e conceitos, transferindo-os para situações diversas, na busca de respostas coerentes com o contexto, e justificadas na capacidade do aluno em fazer análise. Ou seja, passar a apresentar ideias com nexo, estabelecendo as relações necessárias.



Um comentário:

  1. Este programa deve continuar a existir pois é de grande importancia na formação das crianças com dificuldades de aprendizado.Vale apena.

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